O título explica tudo, não? São teorias cá do Ventura, bem-aventuradas (se os visitantes assim o quiserem) e, apesar de paranóicas, até farão algum sentido. E...na pior das hipóteses, pelo menos darão para sorrir.

fredag, april 28, 2006

Pequeno, mas com muita freguesia (!!!)


A campaínha tipo bicicleta antiga, em vez de um moderno sistema sonoro. As pessoas de caixas de papelão na mão, em vez dos habituais sacos. Os funcionários em pé, em vez de confortavelmente sentados. É assim o universo Lidl.
Uma espécie de dimensão alternativa, em que os gastos são reduzidos ao mínimo dos mínimos. Tanto assim que até o nome da cadeia ficou mal escrito... Será que mais ninguém reparou? Em vez de "Little" (pequeno), os marketeers lá do sítio diminuiram a palavra para "Lidl", o que, quando lido à americana, acaba por ter a mesma sonoridade que a outra. E sempre se gasta menos em tinta!
E basicamente, é essa a filosofia deste grupo. Vender produtos que são como os outros, apesar de serem desinflaccionados no preço, porque os seus custos de produção também são inferiores.
E que divertido que é fazer compras lá. E é uma coisa que até faz bem à saúde. É quase como ir ao ginásio. Com a vantagem de no Lidl se poder conviver a todo o passo com cidadãos de Leste... Mas o exercício físico é realmente do melhor. Primeiro que tudo, o facto de transportarmos as compras ao colo (sim, que a poupança acaba por ser fuinhice, já que nem sacos nos dão). Depois, aqueles produtos sazonais, na fila central, à volta dos quais todos nos acotovelamos , na esperança de poder apanhar um daqueles bestiais e sempre úteis coletes trekking (!!!) ou então um indispensável comedouro automático para canídeos (!!!). Ou ainda aquelas fantásticas maravilhas tecnológicas de venda em dia único, que obrigam os hipotéticos compradores a quase fazerem directas e a quase se envolverem em cenas de pugilato, para terem direito a uma aparelhagem XPTO, com comando(!!!)
Seja como for, a lógica do "pequenino, mas sempre ocupado" aplica-se também aqui. Propunha até, face ao sucesso obtido com a estratégia até ao momento, uma mudança de nome: "Lid", para já. E daqui a pouco tempo, com o cinto a apertar e a bolsa a encolher, então poderão dar-se a uma extravagância e "atunar" o seu nome para "Líder". E já não faltará muito.