O título explica tudo, não? São teorias cá do Ventura, bem-aventuradas (se os visitantes assim o quiserem) e, apesar de paranóicas, até farão algum sentido. E...na pior das hipóteses, pelo menos darão para sorrir.

segunda-feira, março 27, 2006

Pensamentos Playbackianos

Literalmente traduzido, é "tocar por trás", que só por si, já dá que falar!.. Mas, antes que surjam interpretações erróneas de carácter prostatal, vou esclarecer que estou a referir-me a essa miserável consequência da tecnologia, o "playback". Nem é preciso saber cantar, já lá dizia o Carlos Paião, mas, pelo menos era preciso saber dominar a arte da pantomina. Sim, porque há exageros intoleráveis, nomeadamente nos programas de entretenimento. Passo a explicar. Entendo que, em alguns programas, por cirscunstâncias técnicas, haveria dificuldades em ter os grupos a tocar ao vivo, mas, se assim é, pelo menos que eles soubessem ao pormenor a música que estão a "gesticular", para que batesse certo o gesto com o som! As mais das vezes, no entanto, o baterista está a rir-se em vez de fazer o break, o guitarrista faz um solo depois de tempo ou o teclista faz acordes quando estamos a ouvir uma melodia...Assim não, meus senhores! Nós sabemos que não estão a tocar mesmo, mas, já que se deram ao trabalho de ir ao programa, façam um esforço para nos convencer de que sabem de que canção se trata! É que às vezes parece que foram contratados só para aquela ocasião. Talvez enganem meia-dúzia de pessoas de exagerada boa-fé, como um senhor que conheci e que até julgava que os beijos nas novelas eram filmados com o actor e a actriz afastados (!), mas para alguém com um mínimo de atenção, o desleixo é observável a olho nu. Mas, mesmo nos casos de playback musical, haveria necessidade de o/a cantor/a fazer mímica? Não deveria, pelo contrário, aproveitar a oportunidade de mostrar a sua arte? Parece-me estranho esse mundo de fingimento a toda a linha. Aprecio, por isso, a regra no programa HermanSic: a orquestra (que pode ser muito bem paga, porque merece!) está lá para tocar, para parar quando o maestro dá indicação, para imprimir emoção às notas, para se poder enganar...porque só se engana quem de facto toca e isso, o risco, a interpretação pessoal, são elementos que valorizam a performance. Para os que utilizam o playback, só são audíveis os erros quando (e já aconteceu) o cd salta ou está riscado, e então desaba toda a suposta perfeição do desempenho. E aí, a vergonha é suprema. E é muito bem feito! Aliás, faço daqui um apelo aos leitores de cds das estações de televisão de "todómundo", para que risquem a maior quantidade possível de cds de e embaracem esses "pseudo-cantores" com a maior frequência possível!...
Para mim, no entanto, pior ainda do que grupos ou cantores de valor baixo/mediano de 4 ou 5 elementos terem essas falhas, é o caso do programa "Dança Comigo". Então se só os cantores estão de facto a actuar ao vivo, porque é que não poupam uns euros, deixando em casa os supostos músicos?! É que eles não têm a mínima noção da figura ridícula que fazem! Sim, porque já aconteceu estarmos a ouvir uma valsa vienense, com todo o som de violinos e companhi, enquanto os senhores do trombone e da trompete, com um indecente ar de inocência, estavam a dar ao dedo...Por favor!!! Serão surdos? Tanta presunção, ao apresentarem uma aparentemente grande orquestra, com toda a gente muito apresentável e com uma ar muito compenetrado, quando afinal tudo se resume a um fenómeno do género "Britney Spears no Rock in Rio": dois botões, Play e Stop. Então eu cá digo: Toquem e Párem de fingir.

3 Comments:

Blogger Unknown_! said...

Grande comentário sobre playback! votos de uma boa páscoa! Continue a postar stor, muito bom portugues, para um professor de ingles!

terça-feira, março 28, 2006 6:30:00 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Olá!!! Concordo plenamente consigo!!! Já é tempo de termos programas com bandas a tocarem ao vivo onde o artista pode realmente SER ARTISTA!!!
Isto só mudará caso os músicos e o público se imponham e acima de tudo que as produtoras dos programas televisivos deixem de pensar na quantidade de dinheiro que ganham e se lembrem da QUALIDADE do seu trabalho!!!
Bjs.
Fique bem.

segunda-feira, junho 26, 2006 11:39:00 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

http://lumerkoz.edu It is a very good thing, http://rc8forum.com/members/Buy-Singulair.aspx phonenumbers http://www.lovespeaks.org/profiles/blogs/buy-flagyl storming http://msdnbangladesh.net/members/Buy-Atarax/default.aspx mittens chibuye http://www.comicspace.com/buspar/ cantake http://soundcloud.com/buy-nifedipine budgetswon kasunicsome

quinta-feira, março 11, 2010 1:23:00 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home